Uma das principais promessas de campanha do governador de Minas, Antonio Anastasia, começou a sair do papel. Ontem, ele lançou o programa Professores da Família, com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino médio. Durante a solenidade, na Cidade Administrativa, a primeira turma de cem professores foi apresentada ao governador. Eles vão atuar em 22 escolas públicas estaduais de nove municípios mineiros. O investimento inicial é de R$ 1,9 milhão, e a expectativa é que, até 2012, o programa atinja cem municípios carentes mineiros.
"O professor da família será fundamental no combate à evasão escolar, porque vamos saber as causas, em cada família, em cada residência, da eventual evasão daquele aluno e evitar que ele abandone a escola", afirmou o governador. Atualmente, o índice de evasão escolar no ensino médio em Minas está em 40%.
A ideia é semelhante à do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal. Os professores vão acompanhar o desempenho escolar dos alunos dentro de casa, com visitas periódicas.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, cada professor ficará responsável por acompanhar 50 alunos, apresentando relatórios semanais sobre a situação do estudante e de sua família. "Muito mais do que ajudar no dever de casa, os professores da família vão buscar a origem do problema que está levando o jovem a abandonar a escola", afirma.
Início. A primeira turma de professores da família já começa a atuar na próxima segunda-feira. Taciana Ramos de Lima, 24, vai trabalhar na escola em que estudou até completar o ensino médio, em Mateus Leme, e diz que pode ajudar muitos jovens a dar mais valor aos estudos. "A gente chega em muitas casas e não tem um banheiro, não tem água encanada, e isso tudo influencia na educação. Vamos fazer o possível para ajudar e incentivar os alunos a continuarem na escola", conta.
Para ser um professor da família basta ter ensino médio ou superior, habilidade em lidar com juventude, conhecimento em informática e mobilização juvenil. A carga horária é de 28 horas semanais, e o salário é de R$ 720.